Who are you?

Eu sou o frio do inverno e a simpatia do verão. Sou um pouco do triste outono, e o colorido das flores da primavera. Sou cidade que não tem estação definida. Sou qualquer estação.

Sou Woody Allen. Sou Daniel Gildenlow. Audrey Hepburn. Friedrich Nietzsche. Machado de Assis. Johnny Depp. Sou Mc Dreamy. Sou Chico Buarque. Sou MPB. Sou Veríssimos - pai e filho. Sou chocolates, queijos e vinhos, os três alimentos que eu levaria para uma ilha deserta, mas não sou ilha deserta: sou metrópole.

Sou bubbaloo de morango. Sou Schweppes Citrus bem gelada. Sou salpicão sem passas. Sou camarão à romana. Sou picanha bem passada sem gordura. Sou sorvete de menta com chocolate. Sou lagosta flambada no whisky. Sou cachorro-quente à minha moda, sempre acompanhado de catchup e mostarda. Sou alergia à pimenta.

Sou livros. Discos. Dicionários. Sou Caio Fernando Abreu, Martha Medeiros e Clarice Lispector. Sou asco a Diogo Mainardi. Sou livros de auto-ajuda. Revistas. Sou mapas. Sou trilhas. Sou Internet. Já fui muito tevê, hoje só um pouco Sony. Sou mp3 player do celular. Heavy Metal. Cinema. Teatro. Teatro. Teatro. Mas hoje, mais cinema. E a tevê da sala, claro.

Sou culinária francesa. Sou caviar e salmão defumado, sou o meu estômago vaidoso. Sou o feijão-com-arroz diário. Club Social recheado. Suco de maracujá da minha sogra. Pavê de sonho de valsa, que igual o meu, não há. Sou uma caixa de bis branco indo embora numa tarde qualquer. Sou Friends. Two and a half men. Grey's Anatomy. Sou filmes cult. Sou cinema mudo. Sou preto no branco.

Sou flores em qualquer estação. Sou surpresas, sou encantos, sou cartões sem data, sou chocolates. Sou T. M. L. B. T. P. I. A. Y. - até minha morte -, a sigla secreta que ninguém sabe o significado. Sou perfumes fortes. Corrente com mil medalhas. Aliança de compromisso. Pulseira de ouro no braço esquerdo. Sou cintura fina. O nariz que um dia hei de consertar. Sobrancelhas arqueadas. Sou ironia. Sou sarcasmo. Sou atriz, quando preciso. Sou quem meu coração me manda ser.

Sou a magra que quer engordar um pouquinho. Sou 36 na calça e 44 no busto. Sou sapato 37/38. E de vez em quando 39, mas isso é segredo. Sou vestidos tomara-que-caia. Sou 'metaleira' que
gosta de rosa. Sou coturno com minissaia. Sou calça cargo e salto agulha. Sou camisa do Maiden com escapulário. Sou desavenças, contradições, antíteses e paradoxos. Sou o equilíbrio libriano. A
harmonia. O menos pelo mais. E sou mais ele que eu.

Sou apaixonada. Sou os meus amigos, e o meu tão sonhado dia com trinta horas. Sou agenda lotada. Sou estudos. Sou o meu namorado e as saídas no sábado. Sou missa aos domingos com os sogros. Papos com a sogra. Sou fofoca inofensiva. Sou celular ligado a noite inteira. Sou mensagens à madrugada. Sou sorine dormindo embaixo do meu travesseiro. Sou sono
agarrado com a minha pêra e o meu pinguim de pelúcia.

Sou presentes fora de hora. Sou comemorações todo dia 20 de cada mês. Sou bolo de chocolate com cobertura de mármore. Glacê. Algodão-doce. Açúcar, muito açúcar. Sou açaí com mel e sem banana. Sou milkshake médio de ovomaltine. Sou empanado de camarão da Sonho Doce. Sou sushi. Sou kani saki sem gergilim e cebolinha. Lâminas de salmão. Sou temaki Ferrari. Mas não sou sushi de manga com kiwi.

Sou vermelho. Sou palidez. Sou camadas cortadas com navalha 12 e a eterna franjinha desfiada. Sou jeans, mas com stretch. Sou canetas coloridas. Sou ventilador de teto. Sou carona. Sou mamãe-vem-me-buscar. Não sou bicicleta, mas já fui skate, patins e patinete. Hoje sou sedentarismo, que não anda até a próxima esquina a pé.

Sou meus três malteses, e os trocentos animais que moram na minha casa. Sou filmes que nunca irei assistir. Sou quarto desorganizado. Sou guarda roupa sem espaço pra um alfinete. Sou banho demorado, seguido de um segundo banho - de hidratantes. Não sou academia, mas digo que serei toda segunda-feira. Sou mar e céu abertos. Não sou areia. Sou Paris e Lion. Inglaterra. Jampa. Recife e Fortaleza. Sou o sul que tanto paquero. Sou o Rio, minha futura casa.

Sou mais prata que dourado, mais regata que babylook, mais Ivete que Claudinha, mais Scorpions que Dream Theater, mais mesa que cama, mais noite que dia, mais flor que fruta, mais doce que salgado, mais música que silêncio, mais Adidas que Nike, mais Calvin Klein que Dior, mais Diesel que Armani, mais doce que amadeirado, mais pizza que banquete, mais champagne que caipirinha. Sou champagne a qualquer hora. Sou vinho tinto suave. Sou a Bohemia tinindo do Bebe Blues. Ou Chicletinho. Sou Chiclete com Banana. Sou chiclete de hortelã.

Sou esmalte vermelho-sangue. Sou unhas quadradas. Sou cara lavada. Sou a preguiça das maquiagens. Sou, aos sábados, delineador preto e sombra escura. Sou roupas pretas - sempre. Shortinho curto ou calça comprida, mas nunca o meio termo. Scarpins e saltos altos. E rasteira, quando em vez. Sou decotes generosos e sou gola rolé. Sou do clássico. Pin-ups. Anos 50. Vermelho, preto e branco. Sou o tricolor paulista. Sou meia-três-três. Sou vermelho na boca, preto na roupa e branco na pele. Sou vinte e oito de setembro. Sou caçula. Sou menina, moça e mulher. Sou Raissa Mateus, e sim, esse é o meu nome completo. E você, quem é?

0 comentários:

Postar um comentário

Raissa Mateus

Inconfundivelmente inconstante. Mudo de horários, de fatos, de pessoas, de lugares, de estilos, de pensamentos, de atitudes, de conceitos, de rotinas. Já tentei ser parecida com muita gente que eu tomava como modelo, mas aos poucos percebi que não dava certo. Resolvi partir pra outra e tentar ser eu mesma, falando, pensando, agindo e fazendo (ou pelo menos tentando fazer) o que quero. Não sou de muitos, mas dos poucos que sou, sou por inteira. Amo todos com que faço questão de manter contanto. Já fui muito sonhadora, já quebrei muito a cara, já fui muito feliz, já passei por bons, maus, péssimos e ótimos momentos. Já tentei agradar todos, e o exagero de pretensão me faz ainda insistir na possibilidade remota de não ser detestada. Hoje não sou nada mais que um ponto de interrogação junto a um ponto de exclamação. A cada centímetro, uma surpresa, e a cada surpresa, uma dúvida. ;)